sexta, 15 de março de 2019 - 16:09h
Concurso de redação quer despertar interesse de estudantes para os direitos do consumidor
Lançamento do edital ocorreu nesta sexta-feira, 15, em Macapá, encerrando as programações em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor.
Por:
Foto: José Baía/Secom
Edital do concurso de redação foi lançado no auditório da OAB/AP reunindo os parceiros que contribuíram com os eventos do Procon, realizados ao longo da semana

O Instituto de defesa do Consumidor (Procon/AP) lançou nesta sexta-feira, 15, o edital do 2º Concurso de Redação Educação para o Consumo que tem como tema “Somos todos consumidores”. O lançamento fez parte da programação que celebra o Dia Mundial do Consumidor e, ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB/AP), em Macapá, encerrando as comemorações. E reuniu os parceiros que contribuíram com os eventos realizados pelo instituto ao longo da semana. Paralelo ao lançamento do edital, também ocorreu uma blitz educativa no Centro da cidade, com orientações aos consumidores sobre seus direitos e deveres.

O concurso de redação é feito através de uma parceria com a Secretaria de Educação (Seed), e terá a participação de alunos de 30 escolas estaduais previamente selecionadas nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande e Mazagão. Podem participar, estudantes do 8º ao 9º ano do ensino fundamental II.

De acordo com o diretor-presidente do Procon/AP, Eliton França, o objetivo do concurso é despertar desde cedo o interesse dos estudantes com relação aos seus direitos e deveres nas relações de consumo. “Além de formar consumidores conscientes dos seus direitos, a gente também forma multiplicadores que irão disseminar as informações na escola e em casa”, destacou.

Entre os dias 18 e 20 de março, as escolas participantes receberão um ciclo de palestras abordando os direitos e deveres do consumidor. De 21 a 23 de agosto as instituições de ensino deverão entregar as melhores redações para correção no Procon/AP. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de setembro.

Os alunos que obtiverem o primeiro, segundo ou o terceiro lugar, receberão como premiação um notebook e certificados de participação. A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia que ocorrerá no dia 11 de setembro, quando é comemorado o aniversário do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A diretora da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, Maria de Lourdes Gama, comemorou a vitória instituição na 1ª edição do concurso, em 2018, quando duas alunas da escola faturaram o primeiro e segundo lugar. “A gente já vê o interesse e a dedicação dos estudantes em fazer parte desse projeto, e esperamos conseguir outra boa colocação este ano”, frisou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PROCON-AP - Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá
Av. Henrique Galúcio, 1155B - Central, Macapá - AP - (96) 33121-022 - cartorio@procon.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá