terça, 10 de setembro de 2019 - 11:13h
Procon divulga vencedores do ll Concurso de Redação sobre as relações de consumo
Com o tema ‘Somos Todos Consumidores’, a 2º edição do evento foi destinada a alunos do 8º ao 9º ano da rede pública de ensino.
Foto: Divulgação/Procon
Comissão julgadora do Procon recebendo as redações para correção

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) divulga nesta terça-feira, 10, o resultado do ll Concurso de Redação Educação para o Consumo que teve como tema “Somos Todos Consumidores”. O evento foi destinado para alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental ll da rede estadual.

Este ano, 30 escolas previamente selecionadas pelo Procon/AP nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande e Mazagão participaram do concurso este ano. E 1.210 alunos receberam palestras ministradas por servidores do órgão sobre os direitos e deveres do consumidor e leis vigentes no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Cada escola selecionou as três melhores e encaminhou ao instituto para correção, onde uma comissão julgadora selecionou as três com maior pontuação.

A premiação será entregue nesta quarta-feira, 11, quando se comemora os 29 anos do Código de Defesa do Consumidor no Brasil. O evento ocorrerá às 9h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB/AP). O diretor-presidente do Procon/AP, Eliton Franco, considera que essa lei veio para mudar o comportamento da sociedade no país. “Hoje em dia, as empresas têm instalado ouvidorias para melhorar os atendimentos e fazer com que o consumidor lute pelos seus direitos e deveres, o que também tem contribuído para harmonizar as relações de consumo”, observa.

O concurso de redação busca promover a reflexão e a construção do conhecimento sobre questões de consumo nos alunos participantes, respeitando os valores humanos e sociais capazes de contribuir para a compreensão do CDC. “Quando vamos para dentro das escolas públicas, saímos da nossa zona de conforto. O Procon possui uma atividade de rotina fiscalizatória autuando ou interditando estabelecimentos. Mas, sabemos também que temos uma grande responsabilidade de desenvolver atividades educativas. E um projeto como esse, tem um olhar preventivo, educando e levando informação aos amapaenses”, ressalta diretor-presidente do Procon/AP.

Vencedores

Com a redação “Consumidor Consciente”, a aluna Ranara Lorrane Tenório Ribeiro, do 8º ano da Escola Estadual José do Patrocínio, localizada no Distrito da Fazendinha, em Macapá, garantiu o 1º lugar do concurso. Ela foi orientada pela professora Josiane da Silva Ferreira. Ranara receberá um notebook; a escola, um retroprojetor e, a professora orientadora, um certificado de honra ao mérito.

A segunda colocada foi a aluna do 8º ano, Pamela Martins Bosque, com o título “Consumidores Possessivos”, estudante da Escola Estadual Fagundes Varela, localizada em Mazagão. Ela teve orientação da professora Sandroany dos Santos Mota. Pamela também irá receber um notebook como prêmio; sua escola, uma caixa amplificada e, a professora, um certificado de honra ao mérito.

E a terceira vencedora do Concurso de Redação 2019 é a aluna Jhenifer de Oliveira Costa, aluna do 8º ano da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, localizada na Ilha de Santana, no município de Santana. O título utilizado pela estudante foi “Juventude Consumista” e teve orientação da professora Sandra de Oliveira Barriga. Jhenifer receberá um notebook e, a escola, uma impressora multifuncional.