sexta, 22 de janeiro de 2021 - 09:44h
Procon inicia a implantação da CIP Eletrônica.
Objetivo é reduzir o tempo entre a reclamação e a solução para as demandas apontadas pelas pessoas que procuram o órgão.
Por: Lourenna Carvalho
Procon em reunião com empresas apresentando a CIP Eletrônica.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá-Procon/AP deu início essa semana ao processo de divulgação e apresentação da Carta de Informação Preliminar Eletrônica (CIP Eletrônica) aos variados segmentos empresariais locais, no sentido de que estes fornecedores façam adesão desta ferramenta, oferecida pelo Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (SINDEC).
O objetivo da CIP eletrônica é diminuir o tempo entre a reclamação e a solução demandada pelo consumidor por parte dos fornecedores, dando oportunidade do fornecedor ser notificado eletronicamente e neste ambiente responder/esclarecer a demanda do consumidor.
Com a ativação deste recurso, tão logo a carta seja respondida eletronicamente, em até 10 dias pelo fornecedor, ela é automaticamente disponibilizada no SINDEC, sendo possível a sua visualização pelo Procon e pelo consumidor. A ferramenta estará disponível a todo e qualquer fornecedor interessado em atender, de forma mais rápida, o consumidor reclamante no Procon, inclusive o órgão já está convidando os empresários a fazerem parte.
“Garantimos que este novo instrumento trará vantagens ao Procon, aos consumidores e aos fornecedores e já estivemos visitando alguns empresários, com o objetivo de convencê-los da necessidade de implementação. Na semana que vem estaremos reunindo com a CEA e com os hipermercados, além de outros fornecedores, na busca de rapidamente iniciarmos efetivamente o uso desta ferramenta, que visa agilizar a relação entre o fornecedor e o consumidor, de forma eletrônica”, afirmou o Diretor Presidente do Procon/AP, Eliton Franco.
A CIP Eletrônica está disponível para todos os fornecedores do estado do Amapá e os que aderirem devem preencher alguns dados e assinar o Termo de Adesão a CIP Eletrônica.


#somostodosconsumidores
#proconap
#cipeletrônica

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PROCON-AP - Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá
Av. Henrique Galúcio, 1155B - Central, Macapá - AP - (96) 33121-022 - cartorio@procon.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá