quinta, 12 de setembro de 2019 - 08:10h
Aluna de escola de Fazendinha vence II Concurso de Redação do Procon
Concurso contou com a participação de 30 escolas dos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande e Mazagão.
Por: Ailton Leite
Foto: Albenir Souza/Secom
Ranara Tenório Tenório (no centro) recebeu um notebook

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) entregou nesta quarta-feira, 11, as premiações aos vencedores do ll Concurso de Redação Educação para o Consumo que teve o tema “Somos Todos Consumidores”. Realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o evento foi destinado para alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental ll da rede estadual e contou com a participação de 30 escolas previamente selecionadas nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande e Mazagão. A cerimônia ocorreu no auditório da Ordem dos Ad

A primeira colocada é de uma escola de Fazendinha, em Macapá; a segunda, de uma escola do distrito do Carvão, em Mazagão, e a terceira de uma escola da Ilha de Santana, no município de Santana. Presente na premiação, o vice-governador Jaime Nunes reforçou a importância de estimular os estudantes a compreenderem as leis que regem as boas relações de consumo.

“É louvável esse tipo de ação, pois incentiva os alunos a compreenderem não apenas os seus direitos e deveres como consumidores, mas também dos fornecedores. Caso um dia venham se tornar empreendedores, já saberão como garantir esses direitos”, considerou Nunes.

A vencedora foi a aluna da Escola Estadual José do Patrocínio, de Fazendinha, Ranara Tenório, 13 anos, e que pela primeira vez participou de um concurso de redação. A ideia para desenvolver o texto foi focada em cenas que ela costuma visualizar às margens do Rio Amazonas. “Moro em frente ao Rio Amazonas e vejo a quantidade de lixo, produtos que são consumidos e em seguida lançados na água. Todos temos que ter consciência de que isso causa um grande dano ao meio ambiente”, destacou a estudante.

Responsável pela orientação de Ranara, a professora de Língua Portuguesa Josiane Ferreira, ressaltou que o concurso é importante para que se trabalhe a cidadania na escola, a reflexão do comportamento enquanto cidadão na sociedade. Ela disse que buscou trabalhar no tema, não só os direitos dos consumidores, mas também a importância de ser um consumidor consciente. E destacou que a vitória da aluna coroou o grande desafio, que foi trabalhar a técnica de redação dissertativo-argumentativo, exigida pelo concurso, com os alunos que participaram do certame.

“Este foi um grande desafio por causa dos parâmetros curriculares para o nível escolar onde está se trabalhando com crônicas e contos. Tenho que destacar o esforço da aluna em que foi primordial. Ela mereceu por ter se dedicado e com certeza essa vitória vai servir de exemplo para os demais colegas da escola”, comemorou a professora.

O diretor-presidente do Procon/AP, Eliton Franco, destacou que o concurso foi pensado numa data diferenciada para celebrar os 29 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), comemorado neste dia 11 de setembro. Ele enfatizou que o CDC tem grande relevância para o país e tem mudado o comportamento da sociedade. E disse que que o concurso buscou incentivar os alunos sobre as relações de consumo e direitos do consumidor.

“O Procon é um órgão que está à disposição da sociedade, mantendo uma relação com o mercado, já que não somos aliados e nem inimigos do empreendedor. Atuamos no sentido de coibir algumas condutas que venham afetar o direito do consumidor”, salientou Eliton Franco.

As vencedoras ganharam cada uma, um notebook. As professoras orientadoras receberam um certificado de honra pelo trabalho desenvolvido. As escolas também foram premiadas com um aparelho de datashow, para a primeira colocada; uma caixa amplificada para a segunda colocada e uma impressora multifuncional para a terceira colocada.

A ideia do órgão é que a próxima edição do concurso possa contar com a participação de escolas dos 16 municípios do Estado.

Confira as ganhadoras:

1º lugar: Ranara Lorrane Tenório Ribeiro  - E.E José do Patrocínio - Fazendinha

2° lugar: Pamela Martins Bosque - E.E Fagundes Varela - Mazagão

3° lugar: Jhenifer de Oliveira Costa - E.E Osvaldina Ferreira da Silva - Ilha de Santana